quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Trabalhar, trabalhar, trabalhar

Fazer esportes olímpicos num clube de futebol é um trabalho muito duro e muitas das vezes inglório. Apesar de toda a tradição nos esportes olímpicos, o Botafogo sofre para mantê-los e desenvolvê-los.
Ao encontrar o nosso atleta de voleibol Paulo Victor - que com mais de 10 anos de clube sofreu fratura exposta da tíbia na final do campeonato juvenil de 2009 - andando quase que normalmente, e já com alta do departamento médico, me emocionou bastante. Paulo Victor recebeu a visita do presidente do clube na noite da fratura no hospital, e o mesmo, colocou todo o departamento médico e de fisioterapia do clube à disposição do atleta, que o recuperou.
Temos muitos planos e projetos. Academia, centro médico e departamento de preparação física são algumas das nossas ideias. Reformulamos toda a comissão técnica do voleibol feminino. Ratificamos todo apoio e confiança à comissão técnica do voleibol masculino.
Vamos continuar trabalhando a base e revelando atletas, mas temos que criar condições para mantê-los dentro do clube. "Cantar" atletas de outros clubes? Não é nosso perfil. Sabemos revelar.
O esporte como formador e educador dos nossos jovens torna-se uma grande possibilidade de desenvolvimento e crescimento em todas as camadas sociais. O elevado grau de competitividade e a busca pela excelência fazem que cada vez mais a especialização no esporte, seja um ponto primordial para obtenção de resultados significativos.
O voleibol é o segundo esporte em número de atletas e aficionados no país, ficando atrás apenas do futebol. Em termos de conquistas internacionais, é o esporte que tem mais trazido alegrias para o país, tanto com as equipes masculinas, como com as femininas. Este sucesso ocorre com as equipes de quadra e praia e não acontece por acaso. Um forte trabalho de massificação do esporte, com alto grau de profissionalismo e competência, no final dos anos 80, transferiu o voleibol da quinta para a segunda colocação no gosto dos brasileiros.
O Botafogo de Futebol e Regatas é e sempre foi uma referência neste esporte, tanto nacional, como internacionalmente. São mais de 80 (oitenta) campeonatos estaduais, 04 (quatro) campeonatos nacionais e 03 (três) campeonatos sul-americanos.
Para que o Botafogo continue sendo a referência no voleibol, precisamos nos adaptar à realidade do mundo esportivo atual. Alguns critérios básicos precisam ser assegurados, como: recrutamento, seleção, pesquisa de talentos, treinamento, condicionamento físico, alimentação, acompanhamentos psicológico e educacional.
As Olimpíadas de 2016 estão próximas, e precisamos contribuir na formação de novos atletas, e isto não é só uma contribuição esportiva, mas também social, pois o esporte é uma forma de ocupar e disciplinas os nossos jovens.
Formar bons atletas e cidadãos responsáveis e disciplinados, oferecendo aos jovens, modernas abordagens para as atividades físicas, cívicas e de socialização.
Desenvolver um sistema de acompanhamento escolar, obtendo para jovens mais carentes e talentosos, bolsas de estudo e facilidades para compatibilizar suas atividades escolares com as esportivas.
Desenvolver ações junto aos pais e comunidade, com vista à integração sócio – esportiva dos mesmos.
Democratizar a ação desportiva com o objetivo de conferir à educação esportiva, sua verdadeira condição de agente formador de cidadania e da valorização da cultura própria da infância e da adolescência.
Pretende-se atender jovens nas faixas etárias de 08 (oito) aos 20 (vinte) anos.
O projeto pretende garantir treinamento técnico, psicológico, alimentar (lanche), transporte, além de orientação quanto às obrigações escolares, obtenção de bolsas de estudo e direcionamento à vida profissional.
Temos muito trabalho pela frente, mas temos certeza que as recompensas serão satisfatórias.

Um comentário:

  1. parabens juca voçe esta no caminho certo,as dificuldades nos esportes olimpicos sao sempre muito grandes mas torço para que voçe possa por em pratica todas suas ideias e consiga colher os frutos la na frente.conte comigo sempre.

    ResponderExcluir