terça-feira, 21 de maio de 2013

Puma x Adidas, rivalidade muito além do campo!


A final da Champions League de 2013, entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, vai muito além dos clubes. Suas fornecedoras, Adidas e Puma, nasceram na mesma família, entre irmãos.

Tudo começou com em 1920, quando os irmãos Adi e Rudolph (Rudi) eram sócios da Dassler Brothers Sports Shoe Company. Adi era responsável pelo design e fabricação dos sapatos enquanto Rudolph atuava como vendedor da empresa.

Em 1936 os irmãos Dassler ganharam exposição mundial ao patrocinar o a estrela americana Jesse Owens, quando ele ganhou 4 medalhas de ouro nas Olimpíadas. Assim os irmãos ganharam fama mundial, aumentando a demanda por seus produtos.

A rixa entre os dois irmãos começou durante a segunda guerra mundial. Os Aliados estavam borbardeando Herzogenaurach, e Rudi e sua mulher estavam escondidos em um abrigo anti-aéreo. Adi e sua mulher pediram proteção no mesmo local, quando entraram Adi declarou "Os bastardos imundos estão voltando de novo", referindo-se as forças Aliadas. Rudi, porém, foi convencido de que esta observação foi dirigida a ele e sua esposa e, desde então, a relação entre os irmãos foi por água abaixo.

Rudolph foi convocado para a guerra, e ele suspeitava que era uma trama de seu irmão Adi e sua esposa para de tirá-lo de seu caminho no trabalho. Rudi foi preso por abandonar seu posto e, em seguida, pelos Aliados, sob suspeita de trabalhar para a Gestapo, a polícia secreta de Hitler. 

Rudi estava convencido de que seu irmão tinha o entregado, as suspeitas foram confirmadas por um relatório entregue por um oficial de investigação norte-americano. 

Durante esse período, Adi reconstruiu o negócio dos irmãos e e começou a vender sapatos para soldados norte-americanos.

Os irmãos deixaram de ser sócios, oficialmente, em 1948, dividindo os ativos e funcionário entre si. 


Adi nomeou sua empresa de Adidas, união do seu primeiro nome (Adi) e o último (Dassler). Seu irmão tentou fazer mesmo (Ruda), no entanto, mais tarde, mudou para Puma depois de alguns conselhos de uma agência de publicidade. 

Os irmãos construíram suas fábricas de frente um do outro ao longo do rio Aurach.


A rivalidade entre os dois cresceu rapidamente, a cidade inteira se envolveu, vendo que a Puma e a Adidas as potências econômicas da cidade. Chegando ao ponto de pessoas só se envolverem com pessoas da Puma e vice-versa, incluindo relacionamentos como casamento.

A cidade rapidamente ficou conhecida como "A Cidade dos pescoços tortos", pois as pessoas se curvavam para baixo para ver que tipo de sapatos que estavam usando antes de iniciar uma conversa.

A religião e a política também desempenharam um papel na rivalidade entre as duas marcas. Adidas foi vista como protestante e social-democrata, enquanto Puma era vista como católica e politicamente conservadora.

A rivalidade entre as duas empresas levou-as a se concentrar demais em competição entre elas, tornando mais fácil para a Nike a emergir como uma das marcas mais bem sucedidas do mundo.

Nenhuma das marcas agora é controlada pelos descendentes dos irmãos Dassler. Em 2009, o chefe da Adidas Herbert Hainer e chefe Puma Jochen Zeitz jogaram na mesma equipe em um amistoso como um símbolo de paz entre ambas as marcas, terminando a disputa que começou com os irmãos.

A Adidas pode ser considerada a vencedora da batalha entre os dois irmãos. A marca das três listras registrou 14 bilhões de euros em vendas frente a 3 bilhões da Puma em 2012.

Fonte: Coleção Futebol
Texto: Eduardo Trigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário