quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Parabéns ao BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

Hoje, 8 de dezembro de 2010, comemora-se o 58º aniversário da fusão do Club de Regatas BOTAFOGO e o BOTAFOGO Futebol Clube.

Abaixo, segue um pequeno texto que resume a fusão.

"No dia 11 de junho de 1942, os dois clubes disputavam uma partida de basquete pelo Campeonato Estadual e o jogador Albano, do Botafogo F.C., durante o intervalo, caiu em quadra, vítima de um ataque fulminante. A partida foi interrompida a dez minutos do final, quando o placar marcava CRB 21x 23 BFC. O corpo de Albano saiu da sede de General Severiano e, quando passava em frente ao Mourisco Mar, o então presidente do C.R.Botafogo, Augusto Frederico Schimidt, disse: "Comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido os nossos jogadores não disputarão mais". O então presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu: "Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo!" Schimidt então selou a fusão: "O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?.
Com a fusão foram feitas apenas três alterações: a bandeira perdeu o escudo das letras entrelaçadas do CRB e ganhou a estrela solitária do Botafogo Football Club; a equipe passou a usar calções pretos e a bandeira ganhou um retângulo preto, com uma estrela branca ao alto. Nos anos 30, durante a cisão entre amadores e profissionais, o Botafogo conquistou o único tetra do Campeonato Carioca, representado por quatro estrelas acima do escudo na camisa. Atualmente, porém, o Botafogo não utiliza mais essas estrelas complementares, deixando apenas a do escudo e fazendo valer o apelido de Estrela Solitária."

Parabéns ao nosso amado e glorioso BOTAFOGO!

Agradeço a dois botafoguenses em especial, que deram a sua parcela de contribuição para o clube chegar até aqui, como também, ajudaram a criar o meu DNA alvinegro e fizeram com que eu amasse demais este clube: Humberto Giudice (meu avô e diretor social do clube nos anos 50) e José Carlos Rodrigues (meu pai e benemérito e vice-presidente de finanças alvinegro no final dos anos 90). Aonde estiverem no céu, também estão comemorando a data de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário