sexta-feira, 14 de maio de 2010

Com palestra, Botafogo incentiva uso da tecnologia em todos os esportes

Kristin Collins contou suas experiências com a tecnologia (Crédito: Danilo Santos)

"A videoanálise fecha o espaço que existe entre a percepção e realidade". A frase retrata bem a palestra que houve sobre o uso de tecnologia no esporte, nesta quinta-feira, no CT João Saldanha. Kristin Collins, representante do Comitê Olímpico do Canadá e gerente de alto rendimento do Programa Own The Podium (de preparação de atletas), contou suas experiências e explicou como o Dartfish, recurso considerado ideal para análise de vídeos, pode ajudar treinamentos.

Com a presença de profissionais de diversas áreas do Botafogo, como futebol profissional, de base, de areia e esportes gerais (como basquete, natação, vôlei, triatlo e ciclismo), além de representantes de outros clubes, a palestra serviu para mostrar a necessidade de investimento e uso de tecnologia.

"Hoje não se usa a tecnologia uma vez por semana, é algo diário. Os atletas no Canadá já estão acostumados a essa realidade, de ter os equipamentos em todo treino e assistir às imagens durante e após as atividades. Afinal, é nos treinos que se aprimora, não nas competições. Muitas vezes eles próprios filmam. É cientificamente comprovado que você aprende mais rápido com este tipo de informação", disse Kristin Collins.

Com o Dartfish, os profissionais, após capturarem as imagens, organizam e analisam para comunicar a todos os envolvidos. A troca de informações possibilita aos atletas perceberem e corrigirem seus erros. No Botafogo, o departamento de futebol já utiliza o programa dentro do Projeto Sector, da Tempo Real, que armazena e analisa informações de todas as áreas do conhecimento humano de uma comissão técnica. A ideia é que todos os esportes desfrutem dos equipamentos.

"Pensamos em iniciar uma mudança de comportamento, incorporar a tecnologia em todos os setores do clube. Hoje, o mundo vive disso, mas você compra um celular e usa apenas 3% dos recursos, nem lê o manual. Queremos socializar essa ferramenta para todos os esportes, potencializar os resultados não apenas no futebol", explicou o fisiologista do Botafogo Altamiro Bottino, deixando claro que a palestra é a primeira de uma série.

www.botafogo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário