quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Byra Bello destaca importância da volta do Botafogo às competições de Basquete Adulto Masculino


O técnico de basquetebol e comentarista do SporTV, Byra Bello, destacou a importância do retorno do Botafogo às competições de Basquete Adulto Masculino. Leia na íntegra, a crônica do seu blog Lance Livre:

"Neste final de semana, mais precisamente no domingo, aconteceu no ginásio do Jacarepaguá Tênis Clube, a segunda partida do play-off final do “Cariocão”, entre as equipes do Riachuelo Tênis Clube e do Botafogo Futebol e Regatas. O Riachuelo venceu por 85 a 71, fechando a série em 2 a 0 e conquistando, depois de 70 anos, um título na categoria adulto. Falar da importância desses dois clubes para o esporte da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil, é totalmente dispensável. Entretanto vamos recordar um pouco.

O Riachuelo, com um pouco mais de modéstia, mas com muita grandeza, foi durante muitos anos conhecido como “Academia do Basquetebol”, em virtude de ter revelado vários jogadores, dentre eles o medalhista olímpico de 1948, Rui de Freitas, falecido no dia 02 de agosto do corrente ano. A medalha de bronze conquistada pelo basquetebol brasileiro nos Jogos Olímpicos de 1948, em Londres, que tinha como capitão da equipe o “Tio Rui”, foi a 1ª medalha olímpica de uma modalidade de desporto coletivo do Brasil.

O Botafogo, que tem o futebol como o esporte número 1, sempre teve muito carinho pelo basquetebol. Dentre as muitas conquistas na base e no adulto, durante muitos anos, exatamente 32 anos, orgulhou-se por ser a única equipe carioca a ter conquistado um título brasileiro, no ano de 1968. A exemplo dos grandes clubes da cidade do Rio de Janeiro passa por sérias dificuldades financeiras que acabam inviabilizando, a formação de uma grande equipe de basquetebol, que possa fazer frente ao Flamengo, que mesmo não estando bem financeiramente, continua investindo pesado no basquetebol.

Acredito que com um bom planejamento e muito, mas muito trabalho, esses clubes podem, por exemplo, aproveitar a garotada da base, ávida por continuar jogando, e formar boas equipes. Será, sem dúvida alguma, um enorme e motivante desafio, a cada dia, treinar exaustivamente para, num curto espaço de tempo, poder encarar equipes de alto investimento.

Torço para que as corajosas iniciativas do Riachuelo e do Botafogo possam servir de exemplo para projetos futuros de soerguimento do basquetebol carioca. Parabéns!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário