sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Entrevista com Caio Calumby - Vice-Presidente de Esportes Gerais do Botafogo



Blog do Juca Junior (BJCJ) - Caio, conte-nos um pouco de sua trajetória profissional e botafoguense?

Caio Calumby (CC) – Tenho 44 anos e sou advogado tributarista desde 1990 e empresário. Sou botafoguense desde vidas passadas, ex-membro da copafogo e da torcida jovem, sócio do clube desde 1996, ex-presidente da COMFOGO (Comunidade Botafoguense) e conselheiro da atual gestão. Em agosto de 2009, fui convidado pelo presidente Maurício para assumir o cargo de Vice-Presidente de Esportes Gerais.

BJCJ - Gostaríamos que você fizesse uma análise destes três anos à frente da Vice Presidência de Esportes Gerais:


CC – Foram anos desgastantes, mas muito gratificantes. Com todas as dificuldades já conhecidas, conseguimos montar uma equipe coesa de profissionais e colaboradores, que dará muitos frutos ao clube num futuro próximo. A gestão do presidente Maurício nos apoia e nos incentiva a buscar sempre mais em prol do Botafogo. Nosso trabalho é respeitado e reconhecido pelas federações estaduais e pelo COB, que concedeu por dois anos seguidos ao Botafogo o prêmio Brasil Olímpico, pelo desenvolvimento do esporte olímpico em 2009 e 2010.
Além disso, fechamos esse ano um contrato de patrocínio com a Herbalife, temos a melhor equipe para-olímpica do mundo e vem muito mais por aí, podem aguardar.
Quero aproveitar para agradecer de coração a toda a minha equipe de diretores: Miguel Angelo, Juca, Tom, Ique, Alexandre, Queiroz, Garrido, Januário e Serôa, que "matam um leão por dia" para fazer do Botafogo cada vez mais forte no esporte amador.


BJCJ - Agora vamos fazer uma análise por grupos de esportes, começando pelo Basquetebol e pelo Voleibol:

CC – No basquete, conquistamos a taça eficiência em 2009 e 2010, superando o Flamengo, mesmo sem um time adulto; ganhamos ainda um título estadual masculino (infanto-juvenil – 2010), o primeiro desde a inauguração do Ginásio Oscar Zelaya, em GS. O feminino manteve uma rotina de conquistas, com o penta-campeonato sul-americano da categoria sub-14. Disputamos a liga adulta em 2009 e esperamos voltar em breve, com um time que nos permita disputar o título.
No voleibol, também conquistamos um campeonato (juvenil – 2009) no masculino e reformulamos a estrutura do feminino, que já nos rende títulos no pré-mirim e no mirim, os primeiros do clube nos últimos 12 anos.
Contratamos, tanto para o basquete quanto para o voleibol massagistas, estagiários, fisioterapeutas e fisiologistas, firmamos parcerias com academias de musculação, aumentamos nossa ajuda de custo para atletas carentes, além de mais bolsas de estudos e estamos fechando para 2012 uma assistência médica inédita no esporte amador do clube.
Para 2012, visamos melhorar ainda mais nossa estrutura, dando mais suporte aos atletas, aumentando nossa receita através de projetos incentivados, a campanha “adote um atleta”, e um aumento significativo no número de alunos nas nossas escolinhas. Conseguimos reformar o piso do ginásio, estamos cobrindo as quadras externas e reconstruindo os vestiários e banheiros do ginásio.
Ademais, em 2012 os nossos treinadores de base nos esportes terrestres serão expoentes do esporte nacional e a base do Botafogo será a mais forte do Brasil.

BJCJ - Agora Natação e Polo Aquático:


CC – Foram as categorias mais sacrificadas em 2010, em virtude das obras do complexo do Mourisco-Mar. Perdemos vários atletas para os nossos rivais, já que ficamos com nosso parque aquático fechado, e não pudemos dar as melhores condições de trabalho para as nossas equipes. Essa situação vai mudar no ano que vem, pois, com o término das obras, teremos novas instalações capazes de fazer frente a qualquer adversário no Brasil. Teremos mais uma piscina, poderemos receber competições internacionais... Quer dizer, nossos times estarão no mesmo patamar dos demais. Além disso, o aluguel gerado pela churrascaria fogo de chão conseguiu transformar o Mourisco em sede auto-sustentável, uma das metas da atual gestão.
Mesmo com as dificuldades referidas, conseguimos o troféu eficiência da natação carioca em 2010, tivemos vários atletas convocados para seleções estaduais e nacionais e faturamos alguns títulos nas categorias de base. No polo, conseguimos nosso primeiro título feminino, o brasileiro sub-19, que nos encheu de orgulho, além do estadual adulto 2010, que não vinha desde 2006, o sul-americano (MERCOSUL – 2011) e o vice-campeonato brasileiro desse ano. Nossos atletas e nossos treinadores são figuras constantes nas convocações da seleção brasileira. Em resumo: o saldo foi bastante positivo.

BJCJ - Para finalizar esta análise, Futsal, Futebol 7 Society e Esportes de Praia:

CC – No futsal, a parceria com a Casa de Espanha nos rendeu vários títulos, inclusive o adulto 2011 e esperamos em breve estar ajudando com a revelação de novos craques para o futebol do clube. É o mesmo caso do futebol 7, que nos deu o título estadual de veteranos e já revela jogadores promissores no time principal. Na praia, fomos campeões brasileiros de beach soccer, triturando na final o Vasco (8 x 3), campeão mundial. Se tivéssemos sido convidados para o mundial, teríamos, certamente, o Botafogo campeão do mundo no futebol de praia, pois nosso time é uma máquina (time montado pelo presidente Maurício). Temos ainda o futebol de onze, com várias categorias, e montamos um centro de excelência na praia de Copacabana para escolinhas e desenvolvimento de futuros craques. Para encerrar, nosso futebol americano de praia feminino é vice-campeão estadual, e o masculino vem se desenvolvendo, agora até com a equipe de grama.
Todos esses esportes de praia, vale destacar, são desenvolvidos sem nenhum custo para o Botafogo, ou seja, através de parcerias, permutas ou patrocínios específicos para os citados esportes.


BJCJ - Qual o seu grande sonho para os Esportes do Botafogo?


CC – Meu sonho é trabalhar para que o Botafogo consiga disputar as categorias adultas de todos os esportes acima citados em condições de ganhar. É um sonho muito difícil, mas não impossível. O que os torcedores têm que ter em mente é que o Botafogo não é um clube qualquer. É um gigante, não só no futebol, mas também nos esportes olímpicos. Sempre fomos uma fábrica de campeões e não podemos entrar em campeonatos para apenas fazer número. Somos e representamos o Botafogo e temos que disputar tudo com chances de vencer. Quem milita nos esportes olímpicos sabe das dificuldades de um time “de camisa” conseguir um patrocínio específico para essas categorias. O time “de camisa” mata o patrocinador. É muito mais fácil e rentável para o empresário montar o time da “empresa X” do que o Botafogo patrocinado pela empresa X, porque na mídia será destacado apenas o Botafogo. Se alguns poucos times “de camisa” conseguem disputar as ligas adultas, é porque conseguem patrocínios menores e acabam por “sangrar” as receitas do futebol e isso eu não farei nunca. Temos é que continuar trabalhando, conseguir verbas para os nossos projetos incentivados, aumentar nossas parcerias e patrocinadores e disputar as ligas adultas no vôlei e basquete, pois nas demais nós já disputamos. Saudações alvinegras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário