sábado, 28 de agosto de 2010

Estranho seria se eu não me apaixonasse por você

Como diz a música All Star, de Nando Reis, ao nascer numa família apaixonada pelo Botafogo, "estranho seria se eu não me apaixonasse por você".
Meu bisavô paterno era um português botafoguense. Meu bisavô materno um italiano botafoguense. Meu avô paterno, meu avô materno e minha avó materna eram botafoguenses. Meu pai foi um grande botafoguense. Minha mãe e seus irmãos botafoguenses. Meus irmãos são botafoguenses. Minha esposa e meus filhos também amam este clube. Além disso, "converti" uma cunhada, um cunhado, três sobrinhas e um sobrinho.
Minha primeira lembrança do Botafogo, foi uma visita à General Severiano aos quatro anos de idade para conhecer o meu primeiro ídolo, Marinho Chagas. Por falar em ídolos, nestes 38/39 anos de vida, foram muitos do nosso Glorioso: Paulo Sérgio, Wágner, Josimar, Gonçalves, Gotardo, Mauro Galvão, Rocha, Paulinho Criciúma, Sérgio Manoel, Mendonça, Gil, Donizetti, Túlio, Valdeir, Maicossuel, Loco Abreu, Herrera e o maior deles para mim, Alemão.
Muitas alegrias e muitas decepções. Dentre as maiores alegrias destaco: a vitória por 3x1 no Brasileiro de 81 sobre o Flamengo, com o gol antológico do Mendonça sobre o Júnior, o fim do jejum em 89, o Brasileiro de 95 (presente no Pacaembu), a volta à Série A e o tri de 2010 (Taça Guanabara, Taça Rio e Estadual). As maiores decepções para mim foram o rebaixamento de 2003 e o vexame contra o River Plate em 2007.
Sempre acompanhei os esportes amadores, especialmente vôlei e basquete. Como não lembrar das equipes memoráveis de basquete com os cubanos Félix Morales e Raul Dubois, ou mais tarde com os americanos Robert Mukes e Derrick Baker, que nos levaram ao campeonato estadual de 91. Do vôlei, o time feminino de 91 com Ida e os times campeões adulto masculino de 2007 e 2009, além do time de 2010 que fez frente ao Volta Redonda.
Como dirigentes do clube, destaco Emil Pinheiro, Carlos Augusto Montenegro, Bebeto de Freitas e Maurício Assumpção. Emil nos tirou da fila de 21 anos sem títulos, Montenegro nos deu o Brasileiro, Bebeto nos trouxe de volta à 1ª divisão e Maurício Assumpção vem reestruturando o clube como um todo, em todas as áreas.
Este é o BOTAFOGO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário