sexta-feira, 16 de março de 2012

Consórcio fará gestão comercial do vôlei internacional

Formado por IMG, Dentsu e XYZ Live, grupo reúne líderes do marketing esportivo global

O voleibol conta agora com uma nova ferramenta para consolidar sua posição de esporte líder no cenário mundial. Foi anunciada hoje (15/3) em Lausane, Suíça, a formação de um consórcio que será responsável pela gestão comercial da modalidade em todo o globo, oferecendo à Federação Internacional de Voleibol (FIVB) vantagens como a maior penetração de mercado em nível global e local, melhor gestão das propriedades comercializadas em todo o planeta, além de uma estratégia de marketing e comunicação que integrará todas as oportunidades geradas pelas competições ligadas à Federação. O acordo com a FIVB abrange o período de 2013 a 2020.

O consórcio é formado por três líderes dos negócios do marketing esportivo global: IMG, responsável pelas operações do consórcio na região da América do Norte e Europa; Dentsu, que cuidará da gestão comercial na Ásia e Oceania, e XYZ Live, que operará nas Américas do Sul e Central. Os principais objetivos do grupo serão criar uma plataforma comercial sustentável e de longo prazo; valorizar eventos, atletas, o esporte e a própria FIVB enquanto produtos preparados para o mercado internacional; desenvolver o esporte em locais onde ainda não atingiu seu máximo potencial; estabelecer um plano de metas visando atrair patrocinadores de nível mundial compromissados com o esporte; propor soluções modernas e inteligentes de marketing e comunicação, além de trabalhar para elevar a popularidade do voleibol, sublinhando sua condição de esporte de grande predileção do público e de interesse preponderante para a mídia.

Posição fortalecida - "Com este consórcio a FIVB fortalece a posição do voleibol como esporte do presente e do futuro", diz o brasileiro Ary Graça, Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei e Presidente da Comissão Internacional de Vôlei de Praia da FIVB. "O vôlei é um esporte democrático e certamente é também excepcionalmente envolvente para o público. Agora ele se prepara para um futuro moderno e repleto de possibilidades, alinhado com as rápidas transformações que o mercado global e os meios de comunicação estão sofrendo. A FIVB quer liderar esse movimento no campo esportivo, nos níveis da gestão eficiente, do compromisso com atletas e público e também ao propiciar a acessibilidade ao vôlei por meio da prática esportiva ou por sua presença maciça na mídia de todo o mundo", completou Ary Graça.

"A aliança de empresas como Dentsu, IMG e XYZ Live em favor do vôlei forma uma frente com um potencial formidável, que certamente vai beneficiar o esporte em todo o mundo", resumiu Bazinho Ferraz, Presidente da XYZ Live. "Teremos, de uma só vez, a contribuição de centenas dos melhores profissionais de todos os continentes trabalhando para o sucesso desse projeto. E é importante que vejamos nossas empresas envolvidas com uma iniciativa como essa, pois o esporte tem o poder de revolucionar a vida das pessoas em qualquer parte do planeta. O sucesso do vôlei em nível mundial pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo salutar de inclusão e de educação esportiva, além, é claro, de gerar negócios e empregos em todo o planeta. Estamos muito felizes por integrar este consórcio, que certamente trará grandes resultados para toda a comunidade global do esporte", completou Bazinho Ferraz.

Trata-se da primeira vez que a FIVB assina um acordo tão abrangente, cedendo os direitos comerciais (notadamente de marketing e mídia) para um grupo de empresas. O presidente da FIVB, Jizhong Wei, assinou o acordo ao lado do vice-presidente de esportes olímpicos da XYZ Live, Fernando Von Oertzen; do presidente ma IMG Media, Michel Masquelier, e do diretor-geral do departamento internacional de esportes da Dentsu, Soichi Takahashi. 

"Esta é uma fantástica aliança de marketing que prenuncia outro avanço importante nesta nova e emocionante era do marketing da FIVB", disse Jizhong Wei. "Estamos muito orgulhosos de trabalhar juntamente com estas companhias destacadas, que nos trarão força e penetração sem paralelos em se tratando de marketing e mídia, além de um grande alcance mundial para cumprirmos nossas importantes metas mundiais", completou o presidente da FIVB.

Sobre a XYZ Live - A XYZ Live é uma empresa que reúne um time de talentos e experts nas áreas de entretenimento e esportes e atua em oito frentes de negócios: Entretenimento; Conhecimento/Relacionamento; Cultura; Esportes; Futebol; Moda; Exposições e Feiras.

A empresa proporciona as melhores soluções de comunicação em "Branded Entertainment", gerando conexão emocional entre marcas e pessoas. A XYZ Live oferece PRODUTOS como festivais e turnês; espetáculos e exposições; desfiles e fashion shows; eventos esportivos; fóruns e seminários; e eventos de relacionamento. Entre os seus SERVIÇOS destacam-se projetos customizados; consultoria em leis de incentivo à cultura e ao esporte; comercialização de ingressos (LivePass); licenciamento de produtos e marcas; management/gerenciamento de carreiras artísticas e esportivas; gestão de projetos culturais; assessoria de imprensa; e comercialização de patrocínios.

A XYZ conta com cerca de 160 funcionários, dois mil colaboradores e uma estrutura completa de atendimento, planejamento, criação, mídia, comercialização, assessoria de imprensa, cenografia, produção e pós-venda. Equipes integradas trabalhando com um único objetivo: construir marcas. Informações sobre os próximos projetos em www.xyzlive.com.br. 

Sobre a FIVB - É a entidade responsável por todas as formas de voleibol. Trabalhando de maneira próxima às federações nacionais e empresas privadas, a FIVB promove competições de vôlei e desenvolve atividades como formas de entretenimento e promoção, visando entreter espectadores e participantes ao mesmo tempo em que satisfaz as necessidades dos patrocinadores. A entidade tem como objetivo desenvolver o voleibol como um esporte importante mundialmente em termos de mídia e entretenimento, por meio de planejamento e organização das competições, marketing e atividades promocionais. A FIVB é parte do Movimento Olímpico, contribuindo para o sucesso das Olimpíadas.

Sobre a IMG Media - É a maior distribuidora independente ligada ao mundo dos esportes, programando e distribuindo anualmente mais de 20.000 horas de conteúdo para as maiores redes de TV. A IMG Media opera com mais de 30 escritórios no mundo inteiro e produz diariamente mais de 4.000 contatos com a mídia. A empresa distribui conteúdo em todos os formados, incluindo TV, áudio, circuito fechado, banda larga e celular, entre outros. A IMG Media também mantém o maior arquivo esportivo do mundo com mais de 250.000 horas de filmagens.

Sobre a Dentsu - Fundada em 1901, a empresa deteve a posição de maior agência individual por mais de 40 anos. A Dentsu domina o negócio do marketing esportivo no Japão e possui mais de 6.000 clientes e perto de 20.000 colaboradores em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário