segunda-feira, 7 de maio de 2012

Botafogo e Santos - Os maiores campeões MUNDIAIS brasileiros


É possível vencer um Mundial sem Libertadores? Tudo nos leva a crer que sim! 

A FIFA improvisou um cartaz no Japão que homenagea os times campeões na seguinte ordem: 

Corinthians - São Paulo - Internacional

É bom por um lado já que ela IGNOROU a Copa Toyota que os flamenguistas tanto se gabam como se fosse um mundial mas é ruim por outro já que incluiu um time que nunca ganhou a Libertadores da América. 

Então...

Por que não oficializar disputas como a Pequena Taça do Mundo (Mundialito de Clubes)? Ou o Troféu Triangular de Caracas? O Torneio de Paris? Visto que ambas as competições estão nos mesmos padrões e precederam O Mundial Interclubes? Segue um pequeno trecho sobre estes torneios abaixo: 

"Esse torneio foi na época denominado de Copa do Mundo de Clubes por reúnir as maiores equipes futebolísticas do planeta, tais como, o Peñarol, campeão da Taça Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental, Recopa dos Campeões Intercontinentais - o Barcelona da Espanha, uma das maiores do mundo - o Botafogo já se consagrara mundialmente ao conquistar o Torneio Mundial Interclubes em Paris, foi ainda quatro vezes Campeão do Brasil ao conquistar três edições do Roberto Gomes Pedrosa e uma Taça Brasil, 5 vezes Campeão do Estadual do Rio de Janeiro 1957, o Bi em 1961/1962 e o outro Bi em 1967/1968, Bicampeão da Taça Guanabara 1967/1968 (que era um torneio independente até então), do Hexagonal de clubes em 1968, além de muitos outros títulos internacionais. 

A Equipe de Botafogo F.R é o maior vencedor da história da competição. A lendária equipe Alvinegra de Manga, Leônidas, Carlos Roberto, Gérson, Zequinha, Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César venceu três edições da Copa do Mundo de Clubes: 1967/1968 e 1970, derrotando as principais potências da Europa, como o Barcelona em 1967, o Benfica de Eusébio, Coluna e Simões em 1968 e o Spartak Trnava da Tchecoslováquia em 1970. 

Além de na semi-final de 1967 ter eliminado o Peñarol de Spencer (O Maior artilheiro da história da Libertadores com mais de 50 gols), um ano antes o Peñarol sagrava-se Campeão da Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes) e da Recopa Mundial. O Benfica de Portugal, eleita a melhor equipe da Europa nos anos 60 e principalmente no ano de 1968, venceu 2 ligas da Europa e foi eleito em 1968 ano que perdeu o título para o Botafogo, como a melhor equipo da Europa, tendo Eusébio recebido a Bola de Ouro prêmio concedido pela revista francesa France Footbol ao melhor jogador da Europa e também ao melhor marcador (artilheiro) da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário