quinta-feira, 31 de maio de 2012

Renata e Elize formarão dupla de vôlei de praia no Botafogo


É com a força de atletas campeãs que o Botafogo inicia uma nova era no vôlei. No início da tarde desta quinta-feira, o presidente Mauricio Assumpção anunciou a dupla Renata e Elize como reforços do clube no vôlei de praia. Mal chegaram, mãos à obra. As alvinegras viajam nesta quarta-feira para Vitória, no Espírito Santo, onde disputarão o Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia neste final de semana.
"Estamos muito felizes ao ter duas grandes atletas vestindo a camisa do Botafogo. Ter atletas como Renata e Elize conosco é muito bom para a nossa marca e para o vôlei, sempre associado a conquistas", afirmou o presidente Mauricio Assumpção.

José Carlos Rodrigues Júnior (Juca), Gerente de Esportes Gerais, Alexandre Araújo, Diretor de Voleibol, Paulo Vitor Valente, Supervisor de Vôlei de Praia, Walner Rodrigues, Coordenador de Voleibol, e Thaís Belota, atleta destaque, prestigiaram a chegada de Renata e Elize, mostrando que o vôlei abraçou a chegada da dupla em toda a sua estrutura.

"Ficamos muito felizes com esse convite do Botafogo. Somos botafoguenses e meu pai é alvinegro doente. Era um sonho dele que eu voltasse a vestir a camisa do clube", explicou Renata, que já jogou pelo clube em dois períodos durante a sua formação: 1994/95 e 97/98, "Aqui me sinto em casa. É o meu clube do coração. Estou muito feliz", completou.

Elize, por sua vez, comemora a união de duas paixões: o Botafogo e o vôlei. Feliz da vida com o acerto, a atleta espera conquistar muito títulos pelo clube.

"Nunca imaginei que um dia fosse jogar pelo Botafogo. Adoro esse esporte. A nossa estreia será em casa, já que sou capixaba. Vai ser um ótimo torneio, tem tudo para dar certo. Vamos em busca do título", comentou.

RENATA
Nome: Renata Trevisan M. Ribeiro
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Nascimento: 07/12/81
Altura: 1,77m
Peso: 65kg
Histórico: Renata começou no vôlei indoor, em 1993, no Botafogo, passando depois pelo Fluminense e pelo Flamengo. Em 2001, abandonou as quadras e estreou nas areias, fazendo dupla com Rejane. Em 2002, jogou com Talita e de 2003 a 2004, com Shaylyn. Voltou a jogar com Talita, com quem disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e ficou em quarto lugar. Iniciou a temporada 2009 com Val e se afastou das quadras para ter seu primeiro filho, Felipe. Voltou a competir no meio da temporada 2010. Jogou com Neide e Pri Lima, mas sua atual parceira é Elize Maia. Renata tem como maior hobby ir ao cinema.
Principais Resultados:
- Quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008
- Vice-campeã do Circuito Banco do Brasil 2006
- Terceira colocada na etapa do Ceará do Circuito Estadual Banco do Brasil 2012
- Campeã das etapas de Curitiba e São José dos Campos (SP) do Circuito Banco do Brasil 2009 e vice-campeã em Balneário Camboriú (SC), Santa Maria (RS) e Belém (PA)
- Vice-campeã do Grand Slam da Rússia do Circuito Mundial 2009 e terceira colocada na etapa da Coréia do Sul
- Campeã da etapa da China do Circuito Mundial 2008 e vice-campeã na Austrália e na Espanha
- Campeã da etapa do Recife do Circuito Banco do Brasil 2008, vice-campeã em Xangri-lá (RS), Florianópolis, Brasília, Fortaleza e João Pessoa e terceira colocada em Vila Velha (ES) e Maceió
- Campeã da etapa de Porto Alegre, Vila Velha, Cabo Frio (RJ) e João Pessoa do Circuito Banco do Brasil 2007 e vice em Londrina, Juiz de Fora, Brasília e em Salvador
- Campeã das etapas de Cingapura e de Marselha do Circuito Mundial 2007 e terceira colocada na China e em Portugal
Prêmios Individuais:
- Melhor defesa do Circuito Banco do Brasil 2008
- Melhor saque do Circuito Banco do Brasil em 2004 e 2007

ELIZE MAIA
Nome: Elize Maia Secomandi
Cidade: Vitória (ES)
Nascimento: 20/10/84
Altura: 1,84 m
Peso: 70 kg
Histórico: Antes de se dedicar ao vôlei de praia, Elize Maia exercia a profissão de modelo. Por causa da carreira, já morou no Japão, na China, nos EUA e na França. No fim de 2004, voltou ao Brasil e começou a jogar vôlei de praia nas areias de Vitória (ES). Disputou alguns torneios locais antes de fazer parte do Projeto Renovação da CBV, quando passou mais de um ano morando em Saquarema. Desde 2006 mora no Rio de Janeiro. Jogou com Taiana, Shaylyn, Ágatha e Izabel. Atualmente, divide a quadra com Renata. Seus ídolos são Emanuel e Ana Paula.
Principais Resultados:
- Medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2009 e bronze em 2011
- Vice-campeã dos Jogos da Lusofonia em 2006
- Terceira colocada na etapa do Ceará do Circuito Estadual Banco do Brasil 2012
- Campeã da etapa do Brasil do Circuito Sul-Americano 2011/2012
- Campeã da etapa de Goiás do Circuito Estadual Banco do Brasil 2009
- Terceira colocada na etapa Challenger de Palmas (TO) do Circuito Banco do Brasil 2008
 Prêmios Individuais:
- Jogadora que mais evoluiu no Circuito Banco do Brasil 2011 
- Revelação do Circuito Banco do Brasil 2009

Assessoria de Imprensa 
Esportes Olímpicos BFR

terça-feira, 22 de maio de 2012

Botafogo estreia com vitória no Torneio Carioca de Basquete Adulto Masculino


O Botafogo estreou com vitória no Torneio Carioca de Basquetebol Adulto Masculino.

Jogando na casa do adversário, derrotou o Iguaçu por 92x65.

A equipe dirigida pelo Coordenador Marcus Hygino, começou o jogo com: Johnny, Jorginho, Tomahawk, Vitinho e Robert. Entraram - Bernardo, Dino, Ânderson, Daniel Caçamba, Matheus, Godoy e André.

O próximo jogo é na sexta-feira (22/05) às 20 horas, contra o Riachuelo em General Severiano.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Notícias dos Esportes Terrestres do Botafogo

VOLEIBOL


O time mirim masculino do Botafogo conquistou o vice-campeonato do 1º turno do Estadual, ao ser derrotado pelo Fluminense por 3x0, neste domingo nas Laranjeiras.

O grupo está de parabéns pois foi praticamente formado neste ano.

No próximo domingo, às 10 horas em General Severiano, o Botafogo estreia no 2º turno enfrentando o Flamengo.

BASQUETEBOL

Transcrevo e-mail recebido do Vice-Presidente de Esportes Gerais, Haydeu Queiroz:

"Amigos, boa noite (na verdade, ótima noite, depois desta grande vitória sobre o São Paulo).
 
Apenas para confirmar que o nosso time de basquetebol adulto masculino estreiará amanhã, às 20h00, contra o Iguaçu, no ginásio do adversário.
 
Temos certeza de que o Botafogo se destacará neste torneio e vale informar que a FBERJ deu ao mesmo o nome do Sr. Menezes, em reconhecimento à sua história na modalidade.
 
Mais um passo consistente de nosso time de Esportes Gerais, com foco no desenvolvimento de todas as modalidades neste triênio, desde as suas bases.
 
Saudações Alvinegras."

FUTSAL

Seguem resultados deste final de semana:

Categoria Adulto - Botafogo 06 x 00 Comary (Teresópolis) - Adulto classificado para as semifinais
 
Categoria Sub-20 - Botafogo 14 x 00 ADDP

Categoria Sub-17 - Botafogo 01 x 01 Comary (Teresópolis) - Sub-17 classificado para as semifinais

Categoria Sub-13 - Botafogo 07 x 00 Canto do Rio

Categoria Sub-11 - Botafogo 07 x 00 Canto do Rio

Categoria Sub-09 - Botafogo x Canto do Rio (adversário não compareceu)

Categoria Sub-07 - Botafogo 06 x 04 Bradesco - Sub-07 (chupetinha) classificado para as semifinais

terça-feira, 15 de maio de 2012

Inscrições abertas para a Copa Bairros de Vôlei no Rio de Janeiro


Projeto idealizado pelo Instituto Vencer visa promover o esporte, fortalecer a modalidade e descobrir talentos, aproveitando o melhor momento do Brasil ao fomento ao esporte com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

A Copa Bairros de Vôlei é um campeonato entre bairros na cidade do Rio de Janeiro, que visa disseminar a prática doesporte entre os jovens, descobrir talentos e integrar as comunidades.

Em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol e beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, deve atender 1.536 adolescentes, de 14 a 17 anos, em oito núcleos da cidade. A participação é gratuita, desde a inscrição até o material utilizado nas quadras para a competição.

Com duração de dois meses, o campeonato tem início no dia 30 de junho, ocorrendo partidas simultâneas nos 08 núcleos pela cidade. Neste período as 128 equipes vão se enfrentar, em quatro fases da competição, até conhecermos a equipe campeã. A premiação será do 1º ao 8º colocado e  12 atletas (6 meninos e 6 meninas) serão selecionados para uma clínica no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de  Voleibol em Saquarema.

Cronograma do campeonato

1ª Fase: Interna por bairro                                          
1ª rodada – 30 de junho, das 8 às 16 horas              
2ª rodada – 07 de julho, das 8 às 16 horas
3ª rodada – 14 de julho, das 8 às 16 horas
Final – 21 dejulho

2ª Fase: Disputa entre as equipes campeãs de cada bairro. As duas quatro melhores equipes de cada naipe vão para a terceira fase da competição
1ª rodada – 28 de julho, das 8 às 16 horas
2ª rodada – 04 de agosto, das 8 às 16 horas
3ª rodada – 11 de agosto

3ª Fase: Semi-final
Dia 18 de agosto, das 8 às 16 horas                        

4ª Fase: Final e a disputa do terceiro lugar
Dia 25 de agosto

Bairros participantes:                                                   

1- Ilha do Governador – JIC
2- VO Carlos Castilho – Ramos
3- VO Gamboa – Centro
4- VO Vila Isabel – Vila Isabel
5- Zona Sul
6- VO Rocinha – Rocinha
7- Jacarepaguá / Barra da Tijuca
8- VO Mestre André – Pe. Miguel

Além da inclusão social dos jovens, o projeto oferece a oportunidade da prática do voleibol como um esporte de recreação e competição, contribuindo com a saúde dos competidores, e criando assim novos hábitos como a prática do exercício físico regular.

Instituto Vencer

Fundado em 2004, o Instituto Vencer é uma associação civil sem fins lucrativos que objetiva promover projetos de cultura, educação, saúde e esporte, voltados a comunidades carentes. Através de projetos incentivados, o instituto tem construído um histórico de boas práticas para uma contribuição efetiva com o desenvolvimento social, integrando as esferas públicas e privadas, identificando recursos e otimizando-os nas leis de fomento em âmbito federal, estadual e municipal.

O Diretor Executivo do Instituto Vencer, Marcelo Fernandes, acredita que projetos bem estruturados e compatrocinadores e apoiadores que acreditam no seu legado social como a Copa Bairros de Vôlei, podem realmente melhorar hábitos de seus beneficiados e oportunamente revelar novos talentos para os desportos olímpicos. Ele afirma ainda que a melhor ferramenta para o desenvolvimento social de uma nação é o esporte, atrelado ao tripé: educação, saúde e cidadania, que esta deve se traduzir na democratização da prática do exercício físico para todos os indivíduos de uma sociedade.

Copa Bairros de Vôlei – Rio de Janeiro
Inscrições: copabairros@copabairros.org.br
Tel: (21) 3005-5000
Informações: www.copabairros.org.br

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Botafogo abre inscrições para escolinha de vôlei de praia mirando Olimpíadas Rio 2016


História e respeito em nível internacional é algo que o Botafogo pode ser orgulhar no vôlei. Ary Graça, Carlos Arthur Nuzman, Aída dos Santos, entre tantos outros, iniciaram um processo irreversível na transformação do clube do escudo mais bonito do mundo em uma verdadeira potência olímpica. Atualmente, o Botafogo ostenta a fama de ter um excelente trabalho de formação de atletas, o que só aumenta a responsabilidade para investir mais e mais no esporte. De olho na preparação de atletas para as Olimpíadas Rio 2016, a diretoria de vôlei abre inscrições para as escolinhas na praia.


"O Botafogo é o único clube de camisa que joga vôlei na praia. Nosso objetivo é formar atletas, realizar um trabalho a longo prazo que promova a participação em circuitos, e, claro, às Olimpíadas 2016. Queremos chegar ao topo", afirmou Alexandre Araújo, Diretor de Vôlei.

Já em funcionamento, a escolinha está localizada ao lado do Centro de Treinamento e Excelência (CTEx), na praia de Copacabana, altura da Rua Figueiredo de Magalhães. Aulas para pessoas de todas as idades, a partir de 9 anos, são alguns dos diferenciais do projeto. Uma série de novidades estão programadas para o vôlei nas areias.


"O vôlei de praia é oficialmente um dos seis esportes que o clube tem trabalhado na captação de patrocínio e projetos. Teremos muitas novidades em breve", explicou José Carlos Rodrigues Júnior (JUCA), Gerente de Esportes Gerais do clube.


Escolinha/Informações 

Endereço: Praia de Copacabana, altura Rua Figueiredo de Magalhães
Público alvo: todas as idades acima de 9 anos
Inscrições: 2546-1990 e no local
Aulas: segundas, quartas e sextas
Equipe: Paulo Vitor (supervisor), Pedro Henrique (treinador) e Max (preparador físico e professor)
Obs: Sócio-proprietário tem 50% de desconto na mensalidade


Júlio Gracco
Assessoria de Imprensa
Esportes Olímpicos BFR

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Botafogo e Santos - Os maiores campeões MUNDIAIS brasileiros


É possível vencer um Mundial sem Libertadores? Tudo nos leva a crer que sim! 

A FIFA improvisou um cartaz no Japão que homenagea os times campeões na seguinte ordem: 

Corinthians - São Paulo - Internacional

É bom por um lado já que ela IGNOROU a Copa Toyota que os flamenguistas tanto se gabam como se fosse um mundial mas é ruim por outro já que incluiu um time que nunca ganhou a Libertadores da América. 

Então...

Por que não oficializar disputas como a Pequena Taça do Mundo (Mundialito de Clubes)? Ou o Troféu Triangular de Caracas? O Torneio de Paris? Visto que ambas as competições estão nos mesmos padrões e precederam O Mundial Interclubes? Segue um pequeno trecho sobre estes torneios abaixo: 

"Esse torneio foi na época denominado de Copa do Mundo de Clubes por reúnir as maiores equipes futebolísticas do planeta, tais como, o Peñarol, campeão da Taça Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental, Recopa dos Campeões Intercontinentais - o Barcelona da Espanha, uma das maiores do mundo - o Botafogo já se consagrara mundialmente ao conquistar o Torneio Mundial Interclubes em Paris, foi ainda quatro vezes Campeão do Brasil ao conquistar três edições do Roberto Gomes Pedrosa e uma Taça Brasil, 5 vezes Campeão do Estadual do Rio de Janeiro 1957, o Bi em 1961/1962 e o outro Bi em 1967/1968, Bicampeão da Taça Guanabara 1967/1968 (que era um torneio independente até então), do Hexagonal de clubes em 1968, além de muitos outros títulos internacionais. 

A Equipe de Botafogo F.R é o maior vencedor da história da competição. A lendária equipe Alvinegra de Manga, Leônidas, Carlos Roberto, Gérson, Zequinha, Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César venceu três edições da Copa do Mundo de Clubes: 1967/1968 e 1970, derrotando as principais potências da Europa, como o Barcelona em 1967, o Benfica de Eusébio, Coluna e Simões em 1968 e o Spartak Trnava da Tchecoslováquia em 1970. 

Além de na semi-final de 1967 ter eliminado o Peñarol de Spencer (O Maior artilheiro da história da Libertadores com mais de 50 gols), um ano antes o Peñarol sagrava-se Campeão da Libertadores da América, Campeão da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes) e da Recopa Mundial. O Benfica de Portugal, eleita a melhor equipe da Europa nos anos 60 e principalmente no ano de 1968, venceu 2 ligas da Europa e foi eleito em 1968 ano que perdeu o título para o Botafogo, como a melhor equipo da Europa, tendo Eusébio recebido a Bola de Ouro prêmio concedido pela revista francesa France Footbol ao melhor jogador da Europa e também ao melhor marcador (artilheiro) da Europa.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Programação de Esportes - Vôlei e Basquete

BASQUETEBOL

DIA 05/05/2012 – SÁBADO 
TORNEIO RIO DE JANEIRO
SUB 17 – FEMININO – 18h00 
BOTAFOGO F. R. X SOLAZER    
LOCAL: GINÁSIO OSCAR ZELAYA – BFR 

DIA 06/05/2012 – DOMINGO 
CIRCUITO PRÉ MIRIM – MASCULINO
BOTAFOGO F. R. X C. R. FLAMENGO – 09h30
C. R. VASCO DA GAMA X BOTAFOGO F. R. – 11h00
LOCAL: GINÁSIO DO JEQUIÁ, PRAIA DO ZUMBI, S/Nº, ILHA DO GOVERNADOR 

DIA 06/05/2012 – DOMINGO 
CAMPEONATO ESTADUAL – TURNO 
SUB 17 – MASCULINO – 09h30
JACAREPAGUÁ T. C. X BOTAFOGO F. R.           
LOCAL: GINÁSIO DO JACAREPAGUÁ, RUA MARIA PEREIRA, Nº 20/28, JACAREPAGUÁ

DIA 06/05/2012 – DOMINGO 
TORNEIO RIO DE JANEIRO 
SUB 19 – FEMININO – 12h00
BOTAFOGO F. R. X SOLAZER    
LOCAL: GINÁSIO OSCAR ZELAYA – BFR


VOLEIBOL

DIA 05/05/2012 – SÁBADO 
CAMPEONATO ESTADUAL – 1ª FASE 
INFANTIL – FEMININO – 16h30
BOTAFOGO F. R. X GRAJAÚ T. C.    
LOCAL: GINÁSIO OSCAR ZELAYA – BFR 

DIA 06/05/2012 – DOMINGO 
CAMPEONATO ESTADUAL – 1ª FASE
MIRIM – FEMININO – 10h00 
BOTAFOGO F. R. X NITERÓI V. C.    
LOCAL: GINÁSIO OSCAR ZELAYA – BFR   

DIA 06/05/2012 – DOMINGO 
CAMPEONATO ESTADUAL – 1ª FASE 
MIRIM – MASCULINO – 10h00
FLUMINENSE F.C. X BOTAFOGO F. R.    
LOCAL: GINÁSIO DO FLUMINENSE


VÔLEI DE PRAIA

DIA 05/05/2012 - SÁBADO
CAMPEONATO ESTADUAL - 2ª ETAPA
SUB-19 FEMININO - 08h00
ALESSANDRA GUEDES / CRISTIANE DOS SANTOS

CAMPEONATO ESTADUAL - 3ª ETAPA
ADULTO MASCULINO - 08h00
PAULO VÍTOR VALENTE / PAULO BRANCO

LOCAL: RIO SPORT CENTER - BARRA

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Botafogo confirma participação no Cariocão de Basquete Adulto Masculino


O Diretor de Basquetebol do Botafogo, Haydeu Queiroz, acaba de confirmar a participação do Clube no Torneio Carioca de Basquetebol Adulto 2012.

O Torneio contará com a participação de oito equipes: Botafogo, Tijuca, Juiz de Fora, UFRJ, Marinha do Brasil, Campo Grande, Portuguesa e Iguaçu.

A data prevista para início da competição é no dia 21/05.

A equipe botafoguense, que será dirigida pelo Coordenador Marcus Hygino, já começou os trabalhos de condicionamentos físico e técnico.

Segundo Queiroz: "Este é o primeiro passo de nosso projeto, visando o Campeonato Estadual (Setembro de 2012), Copas Sudeste e Brasil (2013) e NBB (2014)".

terça-feira, 1 de maio de 2012

Carta de um garoto para seu pai torcedor

"Pai, eu estou escrevendo esta carta porque como sou muito pequeno e as pessoas não ligam para as opiniões das crianças e pode ser que com uma carta eu possa me expressar sem ser criticado.

Os adultos não aceitam a opinião das crianças, principalmente quando estão nervosos por causa do jogo. As pessoas não olham as crianças como pessoas que têm direito de ter opiniões e que elas possam estar com razão naquilo que elas falam.

Quando os adultos não concordam com a gente, mesmo que a gente tenha razão, principalmente quando eles estão nervosos, nós é que sofremos as consequências e não temos como nos defender.

Nestas ocasiões somos obrigados a ficar calados e isto é o pior que pode acontecer para o nosso futuro.

Pode ser que quando você estiver calmo, possa ler esta cartinha e refletir sobre tudo que estou dizendo aqui e não brigar comigo.

Eu gosto muito de jogar futebol e eu quero ser um atleta de sucesso. Para isso eu conto principalmente com o seu apoio e ajuda.

Quando conseguimos vencer uma partida eu fico muito feliz, meus colegas e treinadores também, mas o que eu mas gosto é de ver você feliz.

Porém quando nós perdemos, eu quero que saibas que eu, meus colegas e treinadores, somos aqueles que mais sentem a derrota.

Preciso, nesta hora, do seu apoio e incentivo, mas nem sempre é assim, você reclama, grita, briga comigo e reclama dos meus companheiros e treinadores.

Pai, isso me deixa ainda mais arrasado porque você é a pessoa mais importante na minha vida e não quero vê-lo triste por minha causa, e culpar meus companheiros e treinadores, só piora as coisas para mim.

Vencer ou perder é consequência de uma série de fatores algumas vezes alheios à nossa vontade.

Eu preciso da sua ajuda para poder aceitar a derrota com dignidade e encontrar forças e confiança para poder vencer a próxima partida.

Pai, quando você fica do lado de fora tentando me dar instruções durante a partida, na realidade você me prejudica mais do que ajuda, pois eu preciso ajudar os meus companheiros no esquema táctico que foi combinado no vestiário e não consigo prestar atenção, ao mesmo tempo, no jogo, no meu treinador e em você.

Eu não quero ser um filho desobediente, mas como obedecer as suas ordens e a do treinador ao mesmo tempo?

Outra coisa, não fique triste caso eu faça algum gol e comemore antes com os meus companheiros que lutaram para que eu pudesse fazer o gol para o nosso time.

Quando você xinga o árbitro ou responde a torcida adversária, eu fico muito nervoso com medo que comece uma confusão e acabe em brigas.

Pai, quando um companheiro meu fizer alguma coisa de errado, não brigue com ele, porque eu também posso fazer a mesma coisa, pois estamos todos aprendendo, e você não gostaria que o pai dele me criticasse não é?

Substituição no futebol é sempre uma ação estratégica e temporária, por isso peço que não reclame e ofenda meu treinador porque ele tem um plano em mente e precisa alterar o plano a cada situação.

Muitas vezes o treinador substitui um atleta para que ele possa descansar um pouco, outras vezes pode ser porque naquele dia ele não está bem. Tenha certeza de que ele está tentando fazer o melhor para a nossa equipe, e a interferência dos pais só nos prejudica emocionalmente.

Pai, eu te amo muito, me ajude a ser um bom atleta atendendo aos poucos e simples pedidos que aqui eu faço a você, pois prefiro desistir do futebol a ver você envolvido em brigas com outras pessoas.

Quero que você tenha orgulho de mim, tanto na vitória quanto na derrota, pois nós tentamos fazer a nossa parte com dedicação.

Com amor, seu filho Júnior."

P.S. Este menino que escreveu esta carta desistiu do futebol.

Comentário do Blog: Este texto foi bastante comentado e elogiado pelos leitores do blog. Vale a pena a leitura.