Mourisco Mar, parque aquático do Botafogo: um dos mais inteligentes e estruturados complexos aquáticos da América Latina. Matheus Santana: fenômeno da natação brasileira, atleta alvinegro que se consolidou em 2012 como promessa para disputar as Olimpíadas Rio 2016. Com uma estrutura de ponta, o Botafogo mostra, com exemplos práticos, que a sua vocação para fazer história também nas piscinas está de volta.
Após o 32º Troféu Júlio Delamare, realizado na sede alvinegra do Mourisco Mar, o presidente Mauricio Assumpção recebeu uma justa homenagem do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes. Ele foi presenteado com a Medalha do Mérito Aquático, a mais alta distinção da entidade. Esta foi a primeira que um presidente de clube de futebol recebeu a honraria. Em 2011, Assumpção e o então VP de Patrimônio Francisco Fonseca comandaram uma gigantesca reforma, transformado a sede, que tinha a sua estrutura condenada, em um dos principais parques aquáticos do Brasil.
Na última semana, o clube sagrou-se campeão geral masculino no estadual Absoluto, além de diversos prêmios individuais. Título que coroa um ano especial para o trabalho do Diretor de Natação Antonio Meirelles coordenado por Gustavo Otsuka. Aliado à qualidade dos treinadores, o Botafogo conta com uma excelente estrutura para os seus atletas na sede do Mourisco Mar. O complexo aquático possui duas piscinas, sendo uma olímpica e outra semiolímpica; arquibancadas para 1.200 pessoas, vestiários, departamento médico, sala de fisioterapia, sala de administração, de professores e departamento técnico. Também há um laboratório de avaliação técnica em análise de biomecânica, sala de musculação e auditório.
Com a palavra: Antônio Meirelles - Diretor de Natação
A Natação do Botafogo tem o que comemorar em 2012. Fechamos o ano com o título estadual masculino absoluto e revelamos para o Brasil o seu maior atleta juvenil, Matheus Santana. O Brasil também conheceu o seu parque aquático mais bonito em um Campeonato Brasileiro elogiado por todos que aqui vieram e que mostra o cuidado que a administração Mauricio Assumpção tem com o patrimônio do Botafogo. Tivemos um grande atleta campeão Brasileiro que foi o Leonardo Santos em duas provas. Ele e Matheus Santana, além do técnico alvinegro Rodrigo Roque, representarão o Brasil na Austrália em um meeting internacional em janeiro para o qual foram convocados atletas com potencial para 2016.
Temos que agradecer a confiança dos pais e de grandes atletas como Daiene Marçal Dias, Felipe Brandão e Felipe Messias que vieram defender com brilho a nossa equipe coordenada pelo professor Gustavo Otsuka de Menezes. Todos os profissionais do Botafogo se esmeraram para que tivéssemos o melhor resultado e enfrentássemos todas as dificuldades de quem ficou com a sua casa em reforma.
A vice-presidência de Comunicação nos apresentou às redes como nunca, sempre passando as nossas conquistas. Deixo também um agradecimento especial aos vice-presidentes Haydeu Queiroz (Esportes Gerais) e Chico Fonseca (ex-Patrimônio e atual de Futebol) pelo apoio de sempre. Desejo um 2013 sob as bençãos de Nossa Senhora da Conceição repleto de vitórias aonde tremular uma bandeira do Botafogo ou estiver a estrela que nos guia.
Assessoria de Imprensa
BFR Esportes Olímpicos