O campeão mundial e vice-campeão olímpico pela Seleção Brasileira de Basquete Feminina, Miguel Angelo da Luz é o entrevistado do Blog. O Diretor de Esportes Olímpicos do Botafogo contou um pouco da sua trajetória, seu trabalho no clube e seus sonhos. Acompanhe.
Blog do Juca Junior (JCJ) - Miguel, conte nos um pouco da sua trajetória como atleta, treinador e dirigente esportivo?
Miguel Angelo (MA) - Como atleta iniciei no Basquete em 1971 no C.R. Vasco da Gama, jogando também no Olaria, Jequiá e Canto do Rio. Tive passagens nas seleções de base cariocas e brasileiras. Vasco da Gama, América, Fluminense, Grajaú, Jequiá, Olaria, Flamengo, Uberlândia, Goiás, Marinos (Venezuela) e Seleção Masculina do México, foram as equipes que dirigi. Trabalhei como Gerente de Esportes Olímpicos do Flamengo.
BJCJ - O que você conseguiu fazer de diferente com aquela seleção feminina de basquetebol, campeã mundial e vice olímpica?
MA - Tinha uma comissão técnica bem competente. Nossa missão era mudar o estilo de jogo da equipe. A característica principal do Brasil sempre foi o jogo de transição. Conseguimos convencer ao grupo que tinhamos que mudar de filosofia. A defesa foi o fator de mudança e valorizar mais a posse de bola, escolhendo a melhor hora para finalizar.
BJCJ - Como você analisa o basquetebol brasileiro - masculino e feminino - perante ao cenário mundial?
MA - As seleções brasileiras são sempre respeitadas no cenário internacional. No masculino não participamos das Olimpíadas desde 1996 - Atlanta. Devido ao ótimo trabalho, conseguimos nos classificar para 2012- Londres. No feminino está em jogo uma vaga. A competição termina no próximo sábado(01/10). Acho que iremos a mais esta Olimpíada.
BJCJ - É clara a evolução dos esportes olímpicos do Botafogo durante a sua gestão, do Vice-Presidente Caio Calumby e do Presidente Maurício Assumpção. Quais foram os principais avanços que você destaca?
MA - Posso dizer que esta diretoria foi a mais comprometida com um clube que trabalhei. Em relação ao Botafogo, posso dizer que consegui montar um excelente grupo de trabalho. O clube é muito respeitado nas federações de Basquete, Volei e Aquática. Além das respectivas confederações. Conseguimos por dois anos (2009/2010) O Prêmio Brasil Olímpico. Este prêmio foi um reconhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ao Botafogo por tudo que fez pelo esporte nestes anos.
O Botafogo hoje é o maior clube Paraolímpico do mundo.
BJCJ - O que você ainda não conseguiu realizar nos esportes olímpicos do Botafogo, mas que ainda sonha?
MA - Gostaria de montar uma equipe principal de Basquete e/ou no Volei.
BJCJ - Qual o seu recado que você deixa para os botafoguenses?
MA - Botafoguenses, como o nosso próprio hino já diz " noutros esportes tua fibra está presente", por isso, estamos trabalhando muito duro para colocar os Esportes Olímpicos do Glorioso sempre no lugar mais alto do pódium. Podem acreditar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário