terça-feira, 9 de novembro de 2010

Eike e IMG se unem para formar empresa ligada a esportes e entretenimento

O grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou nesta terça-feira a formação de uma joint venture com a IMG Worldwide, uma empresa global de esportes e entretenimento, para o desenvolvimento de negócios na área de esportes e entretenimento no Brasil. Cada um terá participação de 50% no novo empreendimento, que terá o nome de IMGX.

O negócio foi antecipado hoje pelo "New York Times". O acordo formal ainda não foi assinado, mas as bases da negociação foram definidas em um encontro na sede do Grupo EBX, no Rio, entre Eike e Ted Forstmann, presidente do conselho de administração da IMG Worldwide, na semana passada. A negociação incluiu até mesmo um tour de helicóptero pelo Rio de Janeiro junto com Eike.

Um dos principais focos do novo empreendimento é aproveitar oportunidades geradas pela Copa de 2014 e pela Olimpíada de 2016 nas áreas de esporte e entretenimento.

O negócio consolida estratégia de renovação da IMG, que foi adquirida em 2004 pelo bilionário Ted Forstmann por US$ 750 milhões. Desde a aquisição, a empresa fez diversos investimentos e acordos para deixar de ser apenas uma agência de administração de carreiras esportivas para se tornar uma empresa global de eventos de entretenimento e esportes. Parte dessa estratégia tem sido buscar associações com empresas localizadas em países que crescem em ritmo acelerado.

Um dos pontos em comum entre os dois grupos é a presença de bilionários à frente dos negócios que contam com investimentos em toda sorte de empreendimentos.

AVIÕES, REFRIGERANTES E ESTAÇÕES DE RÁDIO

Forstmann é um nome conhecido em Wall Street. Sua lista de investimentos inclui a Gulfstream Aerospace, Dr. Pepper (refrigerante), Citadel Broadcasting (estações de rádio), Yankee Candle (fabricante de velas perfumadas) e a 24 Hour Fitness (academia de ginástica com mais de 400 unidades nos EUA). Os negócios de Eike são concentrados em commodities e infraestrutura, com destaque para mineração, petróleo, energia e logística, mas incluem também o Hotel Glória no Rio e o restaurante chinês Mr. Lam.

Segundo o New York Times, a aproximação entre os dois empresários começou após a exibição de uma entrevista de Eike ao "The Charlie Rose Show", tradicional programa de entrevistas americano, em fevereiro. Com a previsão de Eike de que em cinco anos a economia brasileira se tornará a quinta maior do mundo, Forstmann decidiu que se algum dia decidisse investir no Brasil faria isso em parceria com o empresário brasileiro.

Em nota, Eike elogiou o trabalho de Forstmann na IMG.

"Ted está transformando a IMG, de uma agência de talentos, em uma empresa global de esportes e comunicação, e essa joint venture poderá se beneficiar dessa qualificação. Juntos, podemos aproveitar as importantes oportunidades que o Brasil terá nas áreas de esporte e entretenimento, especialmente considerando a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016", disse.

Já Forstman elogia a "reputação empreendedora" de Eike.

"O foco de Eike no setor de infraestrutura, tecnologia e recursos naturais tem dado uma contribuição relevante para o seu país, que deverá ser a quinta maior economia do mundo até 2015. Espero que as joint ventures da IMG no Brasil, Índia e China possam trazer benefícios mútuos para as partes", disse.

Fonte: Folha.com

Um comentário: