09 de Setembro é o Dia do Administrador de Empresas
A data é lembrada há 45 anos, desde que a profissão, que ocupa espaço fundamental na dinâmica empresarial e em todo o processo de desenvolvimento do País, foi oficializada. Com o Brasil crescendo e com sua economia em pleno vapor, a exigência da qualificação em relação à esses profissionais atinge níveis impressionantes. Com a incumbência de analisar e planejar as atividades das instituições é fácil entender por que se tratam de profissionais tão importantes e com um nível de capacitação e cobrança tão elevados.
O que pode mostrar um pouco o grau de preparação e como é amplo o universo de conhecimento dos Administradores é a grade curricular para formar um profissional. Nas Universidades, os cursos de Administração contam com disciplinas como: Matemática, Estatística, Contabilidade, Teoria Econômica, Economia Brasileira, Psicologia Aplicada à Administração, Sociologia Aplicada à Administração, Instituições de Direito Público e Privado (incluindo Noções de Ética Administrativa), Legislação Social, Legislação Tributária, entre outras.
Mudando um pouco a lógica do que sempre ocorreu, com o mercado e as grandes empresas concentradas nos grandes centros do País, hoje em dia é cada vez mais comum que, com a expansão e o surgimento de outros centros de importância, exista demanda e as oportunidades de trabalho não parem de crescer.
Para fiscalizar e orientar empresas e profissionais em todo o Brasil existe o Conselho Federal de Administração (CFA). Cada estado tem o seu conselho denominado CRA (Conselho Regional de Administração), e sua sede normalmente está instalada na capital do estado. Os citados Conselhos são de suma importância para a valorização do profissional em Administração, pois através da fiscalização que lhes competem eles contribuem para que a sociedade possa contar com profissionais que se enquadram às suas normas e regulamentações.
Qualquer empresa, de qualquer ramo, que busque o crescimento e uma colocação digna no mercado, deve contar com Administradores competentes. Órgãos públicos, empresas privadas, sindicatos e qualquer tipo de instituição, para otimizar o tempo e os recursos, devem contar sempre com profissionais inscritos no Conselho Regional de Administração.
Fonte: SINAERJ (Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário