quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Estadual de Vôlei Adulto Masculino será disputado por sete equipes

Com a confirmação da participação da equipe do CIB, o Campeonato Estadual de Vôlei Adulto Masculino contará com a presença de sete equipes, à saber:

- RJX;
- Volta Redonda;
- Botafogo;
- CIB;
- Flamengo;
- Nova Iguaçu;
- UFRJ.

RJX (atual campeão estadual) e Volta Redonda (atual vice-campeão estadual) estão automaticamente classificados para as semifinais. Sendo assim, Botafogo, CIB, Flamengo, Nova Iguaçu e UFRJ enfrentam-se em turno único, com a classificação dos dois primeiros colocados.

A composição das semifinais seria:
RJX x 2º colocado da fase de classificação
Volta Redonda x 1º colocado da fase de classificação

Os vencedores das semifinais disputam o título.

A Federação de Voleibol do Rio de Janeiro ainda confirmará a quantidade de jogos nas semifinais e finais.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Beto Pitta e Lipe vão do qualifying ao título em Maceió


Do qualifying à consagração do título. Repetindo a trajetória que traçaram há pouco mais de um mês, em Campo Grande (MS), a dupla botafoguense formada pelo carioca Beto Pitta e pelo cearense Lipe conquistou, neste DOMINGO (26.08), o título da quarta e última etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012. A dupla subiu ao topo do pódio na arena montada na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), acompanhada dos vice-campeões Franco e Daniel Souza (CE/RJ) e dos terceiros colocados Ícaro e Bernat (PB/RJ).

O título foi o segundo consecutivo conquistado pela dupla na competição nesta temporada. Antes de vencerem as etapas de Campo Grande e Maceió, Beto e Lipe estavam competindo na Europa e, por isso, não participaram das duas primeiras etapas do ano.


Na decisão em Maceió, Beto e Lipe derrotaram Franco e Daniel Souza por 2 sets a 1, parciais de 21/17, 25/27 e 15/11.

Assim como em Campo Grande, a dupla iniciou sua trajetória no qualifying e, depois de sete jogos em três dias, ficou com o título. De acordo com Beto Pitta, a campanha da dupla foi marcada por coincidências.

“O sorteio do qualifying nos colocou com os mesmos cruzamentos e, assim como em Campo Grande, perdemos na primeira rodada. Mas conseguimos nos manter tranquilos, vencemos o segundo jogo com uma boa atuação e jogamos ainda melhor nas quartas, quando tivemos um cruzamento difícil com o Thiago e o Bruno Schmidt. Chegamos mais cansadas que as outras três duplas às semifinais, já que só nós jogamos o qualifying, mas nos superamos para vencer. Começamos mal o tie-break da final, mas conseguimos ajustar o nosso jogo e vencer. Estou muito feliz pelo segundo título consecutivo”, diz Beto Pitta.


Exausto após a maratona de jogos, Lipe exaltou a campanha de seu ídolo, o veterano Franco, que segue competindo em alto nível aos 45 anos de idade e chegou à sua 74ª final nas areias do país.

“Jogar contra o meu ídolo é sempre difícil. Ganhei este final dele, mas estou nesta batalha no Circuito Banco do Brasil graças a ele, que não desistiu de mim nunca. Na final, fizemos um primeiro set taticamente bom e começamos o segundo da mesma forma, mas o detalha de uma bola fez a diferença. O tie-break começou com 5/1 para eles, aqui está muito quente e pedi um tempo médico necessitado. Com calma, conseguimos colocar o nosso jogo que é de defesa e bloqueio, com sincronia, e conseguimos essa virada boa. Mas o Franco está de parabéns, aos 45 anos de idade, fazer esta final, sacando e bloqueando. E o Daniel Souza é uma nova promessa no vôlei de praia”, diz Lipe.


Com o fim do Circuito Banco do Brasil Challenger, as duplas brasileiras se preparam para o início da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil. A principal competição do país começará entre os dias 14 e 16 de setembro, em Cuiabá (MT). A capital mato-grossense receberá a primeira de dez etapas na temporada.

Assessoria de Imprensa
CBV

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dupla Júlia Moura e Juliana Franco é prata em etapa do Estadual Sub-15 de Vôlei de Praia

A dupla do Botafogo Júlia Moura e Juliana Franco conquistou a medalha de prata na 6ª Etapa do Campeonato Estadual Sub-15 de Vôlei de Praia Feminino, disputado no último sábado, na Praia do Flamengo.

No torneio, que contou com a participação de nove duplas, as alvinegras obtiveram duas vitórias na fase classificatória e derrotaram a dupla Bia Franklin e Carol Dealtry na semifinal. Na final, derrota por 2x1 para a dupla Duda Soares e Júlia Parada, líderes do ranking. Esta é a terceira etapa que a dupla alvinegra participa, tendo conquistado uma medalha de bronze e um quarto lugar.


Botafogo retorna à disputa do Campeonato Estadual de Basquete Adulto Masculino

O Botafogo, que começa a disputar amanhã contra o Riachuelo a final do Cariocão de Basquete, retorna à disputa do Campeonato Adulto Masculino.

Com a participação de quatro equipes - Botafogo, Flamengo, Riachuelo e Tijuca - a competição será disputada em dois turnos com os dois primeiros classificando-se para as finais.

Provavelmente, todos os jogos serão realizados no Ginásio do Tijuca.

Voltando ao Cariocão, a primeira partida da final será neste sábado (25/08) às 14 horas no Ginásio de General Severiano.

Campeonato Estadual de Vôlei Adulto Feminino do Rio de Janeiro

No início de setembro, também começa a disputa do Campeonato Estadual de Vôlei Adulto Feminino do Rio de Janeiro.

Com previsão de encerramento para a primeira quinzena de outubro, a competição contará com a participação de cinco equipes:

- Unilever (atual campeão)
- Botafogo
- Fluminense
- UFRJ
- Volta Redonda

A fórmula de disputa é a seguinte:

- Unilever está automaticamente classificado para as semifinais;
- Botafogo, Fluminense, UFRJ e Volta Redonda disputarão um quadrangular, onde os três primeiros colocados classificam-se para as semifinais;
- As semifinais serão disputadas entre Unilever e o terceiro colocado do quadrangular, e o primeiro e o segundo colocados do quadrangular;
- Os vencedores das semifinais disputarão o título.

O Botafogo disputará a competição com a base de suas equipes juvenil e infanto-juvenil.

Campeonato Estadual de Vôlei Adulto Masculino do Rio de Janeiro

No início de setembro, começa a disputa do Campeonato Estadual de Vôlei Adulto Masculino do Rio de Janeiro.

Com previsão de encerramento para a primeira quinzena de outubro, a competição contará com a participação de seis equipes:

- RJX (atual campeão)
- Volta Redonda (atual vice-campeão)
- Botafogo (atual 3º colocado)
- Flamengo
- Nova Iguaçu
- UFRJ

A fórmula de disputa é a seguinte:

- RJX e Volta Redonda estão automaticamente classificados para as semifinais;
- Botafogo, Flamengo, Nova Iguaçu e UFRJ disputarão um quadrangular, onde os dois primeiros colocados classificam-se para as semifinais;
- As semifinais serão disputadas entre RJX e o segundo colocado do quadrangular, e Volta Redonda e o primeiro colocado do quadrangular;
- Os vencedores das semifinais disputarão o título.

Para o Campeonato Estadual, o Botafogo manterá a base da equipe, terceira colocada na Copa Rio, disputada no mês passado.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reforço de uma campeã - Ana Richa assume como técnica de Voleibol do Botafogo

Subir ao topo do pódio era nada mais que uma rotina para Ana Richa ao longo dos 30 anos em que jogou voleibol. Uma das maiores atletas da história do voleibol alvinegro e da seleção brasileira, com duas Olimpíadas no currículo, Ana Richa reforça a teoria de que um bom filho à casa torna. Mais nova técnica do vôlei feminino do Botafogo, ela teve o seu primeiro dia de trabalho nesta terça-feira, no ginásio Oscar Zelaya.

"Sempre tivemos vontade de trazer uma mulher para a comissão técnica do vôlei e não havia perfil diferente dela. A história do volei feminino do Botafogo e Ana Richa têm tudo a ver.  Ela foi uma atleta campeã de tudo. Estávamos precisando disso", afirmou José Carlos Rodrigues Júnior, Gerente de Esportes Gerais do Botafogo.

Ana Richa tem um currículo que fala por ela. Duas Olimpíadas na quilometragem (1984 e 1988) e participação nos principais torneios nacionais. Início e término da carreira no Botafogo. Hoje sua foto está estampada em um espaço nobre que o clube destina ao seus atletas vitoriosos: o Túnel do Tempo.

"Trabalhar com vôlei e dentro do meu clube do coração... não podia ser melhor. Vim para acrescentar. Trazer meus princípios. Joguei volei durante 30 anos.  Esse resgate desses valores e tradições do vôlei do Botafogo é fundamental. Estou bem feliz de estar aqui", comentou Ana Richa.

O vôlei alvinegro já está colhendo frutos no trabalho desenvolvido na praia. Recentemente Renata e Elize Maia conquistaram a etapa regional do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Para Alexandre Araújo, Diretor do vôlei do clube, o clube vive um momento especial no voleibol.

"Vivemos o nosso melhor momento no vôlei dos últimos anos. Estamos trazendo pessoas que dedicaram amor ao Botafogo no passado. Isso faz toda a diferença", comemorou.

Assessoria de Imprensa
BFR Esportes Olímpicos

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Renata e Elize vencem a Etapa de São José (SC) do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil


O Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012 tem quatro novos campeões. Com o encerramento, neste DOMINGO (05.08), da 13ª e da 14ª etapa s da temporada, duas duplas em cada naipe subiram ao topo do pódio na competição. Em São José (SC), Renata e Elize Maia (RJ/ES) e Oscar/Carlos Luciano (RJ) ficaram com os títulos. As parcerias campeãs em Boa Vista (RR) foram Andrezza/Andrea Martins (AM) e Luizão/Tocantins (AM/TO).


Nas areias catarinenses, a carioca Renata e a capixaba Elize Maia conquistaram o primeiro título em parceria. Na decisão, a dupla superou a brasiliense Chell e a carioca Natasha Valente. A terceira colocação ficou com a catarinense Josi e a carioca Thais.


Disputada na arena montada na Avenida Beira-Mar, a etapa catarinense reuniu atletas de Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de jogadores da categoria Sub-23 de outras regiões do país.


O Botafogo de Futebol e Regatas parabeniza a dupla pela conquista desta Etapa.


Assessoria de Imprensa
CBV

Botafogo vence o Flamengo por 3 a 1 e conquista o 1º Mundialito de Futebol 7 de forma invicta

O Botafogo é campeão mundial! O Glorioso derrotou o Flamengo por 3 a 1, na Arena Sapucaí e realizou o feito de ser o 1º campeão Mundial de Futebol 7. O Glorioso que conquistou recentemente a Liga Nacional ergueu a taça com méritos em um clássico muito disputado. Os gols do título foram marcados por Beto, Duda e Alípio.

Disputar um clássico não é fácil, ainda mais quando está em jogo a final do campeonato mundial. Campeão da Liga Nacional, o Fogão chegou invicto à decisão e mostrou ter força e sangue frio para segurar o ímpeto rubro-negro e marcar os gols na hora certa. O Flamengo criou as primeiras oportunidades, mas parou no goleiro alvinegro Guilherme Piolho, que teve tarde inspirada. O Botafogo investiu nos contra-ataques e nas jogadas ensaiadas, mas não conseguiu abrir o marcador no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Glorioso voltou mais ligado na partida e abriu o marcador com o veterano Beto, que atuou pelo Botafogo em 1995. O Fogão pressionou e marcou o segundo com Duda, que cabeceou com estilo e ampliou a vantagem, 2 a 0. A equipe da Gávea pressionou na busca do seu gol, mas viu Alípio marcar para o Botafogo e praticamente sacramentar o título, 3 a 0.

O Botafogo seguiu implacável no sistema defensivo e dificultou a vida do adversário, que conseguiu diminuir a vantagem com Daniel, mas não houve tempo para uma reação mais ousada, 3 a 1.


Além do título, o Botafogo teve Duda premiado como melhor jogador da competição e o treinador Dalbacy Soares, considerado o melhor técnico do Mundialito.


Confira a caminhada do Botafogo até o título:

Botafogo 2 x 1 Sidekicks (MEX) (1ª fase)
Botafogo 5 x 2 Lazio (ITA) (1ª fase)
Botafogo 6 x 1 Peñarol (URU) - Semifinal
Botafogo 3 x 1 Flamengo – Final

Assessoria de Imprensa
BFR Esportes Gerais

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Balanço e perspectivas para o Vôlei Adulto Masculino do Botafogo

A primeira etapa do Projeto do Vôlei Adulto Masculino do Botafogo para 2012, terminou com o segundo amistoso contra a equipe da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), que disputará a Superliga 2012. A equipe alvinegra foi derrotada por 3x1 (parciais de 17X25, 25X18, 25X20 e 27X25). No primeiro amistoso, na segunda-feira, derrota por 4x0 para o mesmo adversário.

O balanço desta primeira etapa do Projeto 2012 é positivo. Trabalhamos e buscamos a conquista da Copa Rio, apesar de sabermos das dificuldades, mas infelizmente não conseguimos. Vencemos o Tijuca por 3x0, o Metrô Rio por 3x1 e perdemos para o CIB por 3x2 na disputa da primeira fase. Pela semifinal, derrota para o Volta Redonda por 3x1.

Além da Copa Rio, disputamos jogos-treinos contra a Seleção Brasileira Juvenil em Saquarema e amistosos contra a UFJF.

Para esta primeira etapa do Projeto algumas caras novas da torcida botafoguense passaram a integrar o grupo, como o ponteiro Guilherme Barbosa e o líbero Guilherme Gentil. Ao todo dezoito atletas participaram deste projeto.

Durante esta semana, a diretoria do clube se reunirá para traçar o planejamento para o restante da temporada, que tem o Estadual como principal competição, como previsão para começo no final do mês de agosto.